Tenda Espírita Caxana

Fé e Caridade

Partindo do nosso degrau de conhecimento, buscamos dar a você filho de fé, uma noção segura e conceitos corretos. Procuramos ainda, dar a você uma idéia de todas as hierarquias que nos socorrem. Agora, estaremos falando dos SETE ORIXÁS NA UMBANDA. O conceito é o mesmo, quanto aos nomes e significados. A vibração poderosa dos sete ORIXÁS PRIMORDIAIS concentra-se no sol e, a partir deste, os sete ORIXÁS SOLARES emitem sua vibração na natureza e comandam as sete linhas de força na Umbanda, assim como as suas hierarquias afins, são eles : Oxalá, Oxossi, Xangô, Ogum, Iemanjá, Oxum, Iansã. Cada um emite de si vibrações. cada um deles comanda sete falanges ou hierarquias espirituais. Das sete falanges de cada orixá, uma representa a vibração original e as outras seis são as vibrações destes, cruzada com os outros seis orixás, por exemplo : a falange de OGUN-BEIRA -MAR é uma linha onde cruza a vibração de IEMANJÁ e ogum. Assim, filhos de fé, ficamos com sete ORIXÁS definidos. Assim, também, temos as sete linhas de forças vibratórias e a noção sobre as 49 ( quarenta e nove) falanges.

Como já dissemos antes, mas é sempre bom lembrar, o orixá jamais incorpora, assim como as entidades mais elevadas da fange também não incorporam. Eles agem através da sua vibração e da sua hierarquia. Ou seja, Espíritos e entidades que são os portadores da força do orixá. Os Eus Divinos, na sua evolução dentro da vibração de cada orixá, conforme o seu Karma. Apresentam-se nas 3 faixas etárias : infantil ( crianças ou Ibeli), Adulta (caboclo) e idosa (Pretos-Velhos). todos são alinhados a uma das linhas de força de um dos orixás. EX: criança de xangô- caboclo do mar - Preto Velho da Mata. também usamos, além das palavras falanges ou hierarquia, a palavra BANDA. Ex: Banda dos Pretos Velhos - Banda das Crianças - Banda dos Exus - Banda dos Baianos.

Um exemplo da correspondência entre os Orixás , as cores, campos da natureza.