Tenda Espírita Caxana

Fé e Caridade

A Coroa Divina é formada pelas essências divinas, citadas na matéria de Título "O Setenário Sagrado", sendo que cada uma delas atua em todos os níveis e em cada um deles ela assume um sentido.
Na Coroa Divina estão assentados os regentes planetários, que no Ritual de Umbanda Sagrada são denominados de orixás essenciais: os movimentadores das essências.
As movimentações acontecem no nível mental e nos chegam por irradiações planetárias.
Assim, se há uma manifestação divina da Fé, sua essência flui através da Coroa Divina, onde o Senhor do Mistério da Fé (Oxalá) a vibra continuamente, irradiando-a o tempo todo e em todos os níveis energo-magnéticos e em todos os graus vibratórios.
Por isso nenhum ser deixa de receber as irradiações de Fé, vibradas continuamente por Oxalá.
Olorum, na fé, manifesta-se através do seu mistério da fé: Oxalá.
Na Coroa Divina está assentado o amor, como mais uma das manifestações de Olorum, onde sua essência é movimentada pelo orixá essencial do amor: Oxum.
Oxum vibra o amor o tempo todo e suas radiações fluem em todos os níveis, alcançando todas as criaturas que, ao se sentirem estimuladas, buscam concretiza-las unindo-se aos seus semelhantes e dando continuidade à vida.
A essência do amor é tão importante aos seres quanto à essência da Fé.
Olorum, no amor, manifesta-se através de Oxum.
Na Coroa Divina está assentada a Justiça como uma das essências de Olorum, o Divino Criador.
Essa essência é movimentada por Xangô, que vibra justiça o tempo todo e suas irradiações essenciais fluem em todos os níveis alcançando todas as criaturas com que, ao se sentirem estimuladas, buscam o equilíbrio com seus semelhantes e com o meio onde vivem.
Olorum, na justiça, manifesta-se através de Xangô.
Na Coroa Divina está assentado o conhecimento como uma das essências de Olorum, o Divino Criador.
Essa essência é movimentada por Oxóssi, que vibra conhecimento o tempo todo e suas irradiações essenciais fluem em todos os níveis estimulando os seres a acumularem conhecimentos.
Olorum, no conhecimento, manifesta-se através de Oxóssi.
Na Coroa Divina está assentada a lei como uma das manifestações de Olorum.
Quem movimenta a essência da lei é Ogum, que vibra lei o tempo todo e suas irradiações fluem em todos os níveis e alcançam a todos o tempo todo, estimulando-os a buscarem a ordem e procederem ordenadamente.
Olorum, na lei, manifesta-se através de Ogum.
Na Coroa Divina está assentado o saber como uma das manifestações de Olorum.
Quem movimenta a essência do saber é Obaluaê, que vibra saber o tempo todo e suas irradiações fluem em todos os níveis, alcançando a todos o tempo todo e estimulando os seres a se aquietarem, refletirem e evoluírem, recorrendo à razão.
Olorum, no saber, manifesta-se através de Obaluaê.
Na Coroa Divina está assentada a geração como uma das manifestações de Olorum.
Quem movimenta a essência da geração é Iemanjá, que vibra geração o tempo todo e suas irradiações fluem em todos os níveis e alcançam a todos o tempo todo, estimulando-os a ampararem os semelhantes e assim sustentarem toda a criação.
Olorum, na geração, manifesta-se através de Iemanjá.

LIVRO: As Sete Linhas de Umbanda
AUTOR: Rubens Saraceni
ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL: Li-Mahi-Am-Seri-yê