Tenda Espírita Caxana

Fé e Caridade

Um ano, de estudo e leitura;

um mês, mãe filho amamentam;

uma semana barco aderiva sem comunicação;

uma hora, ansiedades dos apaixonados;

um minuto, perda do serviço chegando atrasado;

um segundo, evita-se um acidente;

um décimo de segundo, perde-se uma medalha.

Nestas três comunicações são expressas a verdadeira síntese das coisas importantes para o homem. Embora Transmitida por entidades de diferentes vibrações ( Preto Velho, Caboclo, Exú), podemos sentir o profundo significado, para muitos talvez falte rima ou métrica. Mas no seu conteúdo podemos analisar a essência destas sábias palavras.

- Quantos de nós tentamos nos articular na vida e tentamos de todas as formas atingir estes objetivos, mais os obstáculos que aparecem muitas das vezes fazendo com que sintamos um desânimo nos tornando vulnerável ao fracasso, mais se atiçarmos ao nosso determinismo a alcançar, embora "sangrando" como as próprias palavras da Entidade seremos vencedores e diante de todos seremos heróis de nossas próprias batalhas.

- Já nessa segunda comunicação, o nosso bom Preto Velho, nos dá uma lição de humildade e compreensão, exaltando a figura magnânima de " Nosso Senhor Jesus Cristo" que todos temos como exemplo de sua grandeza espiritual, que unido a nós até uma forma simplória. Nascendo em uma manjedoura, vivendo de forma simples não ostentando uma grandeza espiritual, baixando sempre sua luminosidade para que nós simples e ignorantes pudéssemos observar seus profundos ensinamentos que ainda não conseguimos absorve-los. Mais como o próprio Preto Velho nos diz:

Pai abençoa-me

Filho perdoa-me

Espírito ensina-me

- E por último, temos está comunicação que de forma prática e contemporânea o "Caboclo" nos dá um ensinamento da paciência e a perseverança nas nossas atitudes com a vida. Que o tempo visto de forma prática, na concepção dos homens muitas vezes torna-se o seu desdigo de nossas ações. Pensemos sempre que o tempo cronológico não existe para o Espírito.