Tenda Espírita Caxana

Fé e Caridade

DIA 13 DE MAIO: DIA DOS PRETOS VELHOS


Adorei as almas, salve as almas! Salve todas as falanges dos Pretos velhos.
No transcurso desta data, não podemos nos furtar em agradecer a estes Velhinhos que estão sempre prontos para proferirem uma confortável palavra aos seus filhos.
Portadores de infinita bondade demonstram exemplos de humildade e dignidade como essência da vida. Pois, mesmo tendo passado por intensos sofrimentos, permaneceram com a roupagem mais simples que estes bondosos espíritos vestiram outrora.
A estes que nunca se voltaram contra aqueles que mais o fizeram mal, que mais o humilharam, rendamos nossas faltas e façamos uma breve analise de nossas vidas para entendermos a importância da humildade em nossa caminhada.
Pedimos a presença de todas as benditas almas para interceder sobre todos aqueles necessitados.
Símbolo da nossa Umbanda, tomemos os Pretos velhos como exemplo naqueles momentos em nos achamos injustiçados, ou então, quando desanimamos sem justo motivo da nossa caminhada.
Na intenção de chegamos próximo à humildade de um Preto velho, elevemos nossos pensamentos pedindo proteção e sabedoria para convivermos com as ??chibatadas? que este mundo nos castiga.

Mensagem Emerson.



LINHA DAS ALMAS


A linha das almas engloba as falanges dos Pretos velhos. Considerada uma das sete linhas da umbanda, é a representação de Yorimá, que tem como chefe o orixá Omulu.
Por assumirem uma roupagem de aspecto de idade elevada, são considerados os senhores da morte, podendo assim, ter o controle sobre esta. Tem os matagais e o cemitério como locais de maior vibração.
Utilizam a roupagem de negros escravos para ter uma maior afinidade e confiança de seus consulentes. Mas, como já dito anteriormente, não necessariamente a utilizou na ultima encarnação.
Eis algumas características desta linha:

- O dia de vibração é a segunda feira. Este dia é ideal para receber oferendas;
- A cor é a preta e a branca;
- Utilizam apetrechos como figas, olho de boi, cachimbo, chapéu, entre outros;