Tenda Espírita Caxana

Fé e Caridade

Somos influenciados constantemente por maus pensamentos e idéias inferiores. Uns nascem no sistema pensante da nossa própria indústria mental, outras são rejeitos vibratórios que intercruzam os espaços e afetam as faixas que correspondem à sua identificação moral.
A nossa proteção já nos foi entregue: é a evolução do instinto que se transformou em razão. Ela é capaz de selecionar o alimento espiritual de que carecemos. A própria Terra em que estamos trabalhando é, por misericórdia de Deus, um mundo de provações. O que pesa mais no seu campo gravitacional e espiritual são as idéias inferiores, nascidas nas mentes dos encarnados e desencarnados. Fazemos mais o mal do que o próprio bem que desejamos fazer, isso pelo ambiente criado por nós mesmos há milênios e enraizados em todas as atividades.
A viciação dos valores está por toda a parte onde haja civilização. O ser humano, até hoje, esqueceu-se da sublimidade do espírito, dos celeiros espirituais que existem dentro de cada criatura, e procura, por sistemas que criou e nos quais colocou o nome de arte, ciência ,e similares, buscar o conforto e, por vezes, a felicidade, fora de seu mundo íntimo. Isso pode e deve ter algum valor. No entanto, é uma simulação dos verdadeiros ideais da alma.
Toda busca externa é teoria, é ilusão que pode estar a caminho da verdade. Entretanto, para quem já despertou para o espírito, quem já começou a viver em espírito e verdade, há outros caminhos mais nobres, que são os da senda interna e os do céu de cada um, que estão mais próximos do coração.
? muito justo que o companheiro terreno, vestido de carne, procure os melhores alimentos para sua nutrição física. Entrementes, é de maior valor que tal companheiro não se esqueça da alimentação espiritual, selecionando pensamentos e endireitando idéias, falando com nobreza e exemplificando o Amor em todos os passos, porque o físico passa, mas o espiritual permanece eternamente. O que fica na Terra são as coisas da Terra; os valores do Espírito o acompanham aonde quer que seja.
Não nos deixemos envolver no meio da corrupção. Conhecemos as nossas idéias e sabemos das nossas forças. Quem deixa o engano invadir a área de sua responsabilidade responderá pela invigilância. Todos compreendem como transformar e corrigir os males que possam lhes causar perturbações nos próprios caminhos.
A distorção dos valores espirituais anula o seguimento da harmonia. O estudante incauto padece nos roteiros delineados pelo destino, até que aprenda a cuidar de si próprio. Deus criou leis e, sem elas, estaríamos muito piores, pois elas nos garantem a plena justiça, e nos computam lições de amor.
Tudo o que precisamos para viver na Terra, ela nos dá em abundância. Falta é quem busque nos celeiros exuberantes da natureza o que julgue necessário. A poluição do álcool e do fumo mata mais do que a guerra. E a viciação mental pelas coisas inferiores mata mais que o fumo e o álcool.
Precisamos de uma permanente cirurgia moral, para que o equilíbrio nos conforte e o amor nos livre de todos os males.

LIVRO: Cirurgia Moral
AUTOR: João Nunes Maia
DITADO PELO ESPÍRITO: Lancellin