Tenda Espírita Caxana

Fé e Caridade

No lar ou fora dele, o trabalho é ato sagrado no limiar de toda a vida, já que a mulher não deve perder o seu tempo valioso em coisa vã. Aproveita, minha filha, a oportunidade que tens e se não precisas laborar para se manter, por estares em situação financeira estável, não te iludas; trabalha assim mesmo. A vida nos impõe o dever de trabalhar de qualquer maneira, porque o trabalho se divide em facetas variadas, convocando-nos ao bem.
A alma inteligente é aquela que sabe aproveitar o seu tempo na edificação da vida. Se agires assim, o teu próprio marido se sentirá tocado no coração, pelo trabalho que abraçaste. No entanto, é bom que te lembres dos compromissos do teu lar, que estão em primeiro lugar.
O caminho do meio é alimentado pela ponderação, mas no teu caso, o lar figura em primeiro lugar na frente de luta. ? oportuno assinalar que não é fácil manter esse equilíbrio; pois é para isso que estás no mundo: para vencer os obstáculos, disciplinar os sentimentos e te educares dentro das boas maneiras espirituais.
Avança com segurança, trabalha com discernimento, cultiva o bem com alegria na mente e amor no coração. Caso o teu marido te impeça de trabalhar fora de casa, faze o que estiver ao teu alcance no lar mesmo. O lar é uma oficina incomparável e com o tempo e o modo como procederes, coração nenhum resistirá ao amor. Sempre vencerás as lutas, desde que tenhas em mente a fraternidade, a caridade e em plena função, a pureza espiritual.
Se, porventura, fores pobre, não te revoltes com a vida, nem culpes a ninguém. Cada ser humano passa por provas compatíveis com as suas necessidades.
? bom e justo não te esqueceres de manter a fidelidade de sentimentos onde estiveres e os princípios elevados de educação, sem com isso dar a entender fraqueza do coração nos trabalhos em que bem empenhaste fora do lar.
Não te esqueças de vigiar as conversações. Por elas poderás revestir-te de segurança moral e evitar cair em escombros de difícil acesso.
Não permitas que companheiras introduzam em tua mente conduta diversa da que levas como esposa fiel. Ajuda as outras com boas idéias e fica certa de que o melhor lugar para ti é o teu lar, com teu marido e filhos.
Não busques aventuras. São ilusões passageiras que se revestem de brumas dissolventes ao impacto do sol da verdade. Minha filha, tu, como Ela, deves buscar mais o amor dele, em todas as dimensões do existir, que Deus te abençoará.

LIVRO: Ele e Ela
AUTOR: João Nunes Maia
DITADO PELO ESPÍRITO: Maria Nunes