Tenda Espírita Caxana

Fé e Caridade

Tudo nos leva a crer, que grande parte da alegria que podes ter no teu lar parte do modo como procedes junto à tua família. Cumpre citar, no entanto, que deves, em primeiro lugar, estudar-te a ti mesmo, no sentido de que as tuas reações não firam a tua esposa e caso ela num momento infeliz utilize palavras impensadas, sê tolerante. Aprenda a esperar um pouco antes de responder e utilize a cautela acompanhada da vigilância, pois só assim evitará se deixar levar pela mágoa. A paciência é útil em qualquer situação ou dificuldade em que nos encontramos.
Compreende a sensibilidade feminina e esquece as indisposições que eventualmente possam ocorrer, que com o tempo tudo mudará a favor de ambos. Se souberes proceder, surgirá a alegria para o teu coração ansioso. Respeita os direitos dela com dignidade, que ela fará o mesmo com relação a ti.
Os desentendimentos nos lares nascem de pequenas discussões, que tomam curso nas asas da vaidade e do orgulho. Esquece o ciúme, antes que ele te faça esquecer da alegria e do amor. Incentiva a harmonia em casa, em todos os momentos em que nela penetrares. Evita discussões e procura trocar idéias com a tua esposa, sem querer estar sempre com a razão. Duas cabeças pensando acertam mais no roteiro do bem.
Nas horas em que for obstinado por idéias desfavoráveis a harmonia conjugal, refugia-te na oração, que a prece sempre foi a força divina que tranqüiliza a alma e fortifica o coração. Afasta a irritação de sua atitude, que ela é o parente mais próximo do ódio e da intolerância.
Dá valor a tudo de bom que a tua esposa realiza; o estímulo para o coração feminino é força vital, que se estenderá para todos. Se não conseguires essa trajetória, por te faltar forças, não deixes o desânimo tomar conta da tua mente. Se empenhe, que no ambiente da boa vontade, serás ajudado por Deus. Lembra-te que existe amparo para todo aquele que crê no esforço próprio de ser feliz, vencendo a si mesmo.
A alegria do esposo depende muito daquilo que ele deseja ser e se deseja felicidade para os outros, certamente receberás o amor e a paz.

LIVRO: Ele e Ela
AUTOR: João Nunes Maia
DITADO PELO ESPÍRITO: Maria Nunes