Tenda Espírita Caxana

Fé e Caridade


Ata de Reunião de 10 de abril de 1965. 

 No dia 10 de Abril de 1965, ano do IV centenário do Rio de Janeiro, na rua Alexandre Gasparona, 254, em Marechal Hermes, residência de Bento Borges, foi fundada a TENDA ESPÍRITA CAXANA, em sessão realizada pelos presentes, abaixo mencionados e que teve início às 20:10 h e término às 22:15 h .

 Estiveram presentes Bento Borges, Renê Niemeyer, Antônio Ferreira Pinto, Henrique Borges Filho, Bruno Pereira Reis, Henrique Borges Netto, Wilherme Borges, Renato Borges, José Texeira Carvalho, José Joaquim de Figueiredo, Feliciano Moreira Oliveira, Waldenir Viera da Silva, Waldemar Gonçalves Fernandes, Hélcio Borges, Heraldo Borges, Heitor Borges, Waldemar Vieira da Silva, Zeferino Silveira Borges, Hélio Borges Sobrinho. Foram representados por procuração, Fernando de Souza Lima, Hildemar Alves Carvalhosa e Murilho Costa.

 50 anos se passaram desde a elaboração da Ata de 10 de abril de 1965, hoje nos reunimos para comemorar a concretização de um sonho, sonho este que começou em 1965 com 25 jovens que tiveram a coragem de sair do campo da inspiração para concretização - ação essa já relatada na sessão de Histórico da TEC aqui no nosso sítio.

 

Para as comemoração dos 50 anos foi elaborado uma programação com incío às 11h:00 e previsão de término as 21h:00.

Rio de Janeiro, 11 de abril de 2015.

  • 11h – Chegada dos médiuns
  • 12h – Prece inicial 
  • 13h – Feijoada de confraternização
  • 15h – Início da Sessão Comemorativa
  •  Cerimonial de abertura
  • Caboclos
  • Pretos Velhos 
  • Exu
  • 21h - Encerramento



A Tenda Espírita Caxana apresenta a camiseta do seu cinquentenário.

A camiseta, que homenageia o aniversário de 50 anos foi uma iniciativa da médium Ana Paula, os elementos que compuseram a diagramação teve orientação do Preto-velho Pai Antônio das Almas. 

Durante os meses que antecederam a data de comemoração, 5 ideias surgiram e foram apresentadas como sugestão, depois de uma pesquisa entre a diretoria da TEC e por unanimidade a camiseta escolhida foi a que apresentava uma rosa estilizada que representava a Umbanda  - inspiração da senhora Fernanda precioso responsável pela arte da camiseta - e apenas uma corrigenda foi feita que incluiu a palavra Espírita a arte:







Lembranças

Durante o processo de criação da estampa da camiseta surgiu a ideia de ofertar uma lembrança aos médiuns, amigos, irmãos e consulentes que estiveram presentes neste dia de festa.  

Ornamentação

O salão foi ornamentado com amor e carinho como sempre é feito em todas as festas da casa pelo médium e dirigente Gil Guerra e sua esposa Priscila e outros  amigos que compareceram para a tarefa.

 As Flores trouxeram uma grata surpresa! Conforme  relato da médium Ana Paula a encomenda das flores não especificava cores a única observância que fossem rosas, para surpresa o feirante por "inciativa própria" (inspiração, assim entendemos.) reservou entre as diversas rosas brancas algumas rosas verdes. 

" Salve Nossos Queridos Caboclos de Umbanda em especial o Caboclo Itapeva e Sete Matas que participaram diretamente da fundação da casa"


Ornamentação